FORMAÇÃO E RECOMPOSIÇÃO DE APRENDIZAGEM, DESAFIOS EM 2023

Em 2023 a recomposição de aprendizagem ainda é um desafio para a restruturação do ensino-aprendizagem no cenário pós-pandemia. O fechamento prolongado das escolas e a transição para o ensino remoto causaram impactos significativos no aprendizado de muitos estudantes que ainda são latentes até hoje, sobretudo nas redes públicas de ensino.

Recompor as perdas de aprendizagem envolve um conjunto de ações, dentre elas está a formação continuada de professores como importante estratégia para promover intervenções educacionais no processo de ensino-aprendizagem. 

Mas como tem sido essas formações? O que os professores têm a falar sobre elas? Em uma roda de conversa com o grupo de professoras que fazem parte deste blog e que tem participado, na rede de ensino em que atuam, de formações voltadas para a recomposição de aprendizagem nos anos iniciais, destacaram que as formações tem focado no desenvolvimento de áreas como linguagem e matemática e que são fundamentais para se discutir a melhor forma de planejar a concretização de diferenciadas ações pedagógicas que colaborem para a construção de boas práticas. Além disso, o grupo observou que a rede vem realizando processos avaliativos de monitoramento de aprendizagem, o que é importante para acompanhar o desenvolvimento educacional dos estudantes.

No entanto, as professoras também pontuaram que outras ações precisam ser implantadas para que as formações sejam melhor efetivadas na prática da sala de aula como, a ampliação das horas de estudo para os discentes no contraturno, atividades de tutoria individualizadas ou em pequenos grupos e acesso a recursos didáticos específicos.

Segundo o Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais da UFRJ (2023), estudos realizados no Brasil e pelo mundo evidenciaram que essas ações provaram ser eficazes na recomposição de aprendizagem. Mas, é importante ressaltar que elas dependem do subsídio de recursos para a implementação de programas que as coloquem em prática e que demandam um envolvimento planejado e articulado entre diversos órgãos responsáveis pela educação.

De acordo com a UNICEF BRASIL (2023) a recuperação de aprendizagem é um problema complexo cujas soluções dependem de um esforço coletivo de governantes, integrantes da sociedade civil organizada, famílias, gestores escolares, professores, estudantes e de todos que direta ou indiretamente estão envolvidos com a educação para que juntos apoiem ou desenvolvam estratégias de mitigação das perdas educacionais e recomposição das aprendizagens, principalmente no que se refere aos processos de leitura , escrita e matemática nos anos iniciais e finais do ensino fundamental.

Assim, é importante continuar a se investir na formação continuada de professores para o enfrentamento das desigualdades educacionais agravadas pela pandemia, porém, as formações sozinhas não serão capazes de promover mudanças profundas se não estiverem  fomentadas, segundo Lichard e Doria (2022), pela  elaboração e implementação de um plano nacional de recuperação, com aportes adicionais de recursos para guiar e apoiar as ações de gestores públicos estaduais e municipais da área de educação. 

Recuperar as lacunas de aprendizagem deixadas pelo período pandêmico ainda é, em 2023, uma meta prioritária nas escolas e redes de ensino públicas do Brasil. Contudo, as perdas de aprendizagem, sem políticas de recuperação, não desaparecem automaticamente ao longo do tempo. Na verdade, levarão mais tempo para serem revertidas. 

Por: Livia Pereira da Silva

Comente sobre este conteúdo e vamos continuar a dialogar sobre a formação de professores e os desafios da recomposição aprendizagem em 2023.

Para saber mais sobre este assunto, disponibilizamos abaixo o acesso ao site do Porvir e um material de apoio ao professor do 1º ao 5º ano para a recomposição das aprendizagens dos estudantes.

Site porvir: Acesse aqui!

Material de apoio ao professor: Acesse aqui!

REFERÊNCIAS

KOSLINSK, M. BARTHOLO, T. Impactos da pandemia na educação brasileira. São Paulo, dez. 2022. Dados para um debate democrático na educação. Disponivel em: https://d3e.com.br/wpcontent/uploads/nota_tecnica_2212_impactos_pandemia_educacao_brasileira.pdf. Acesso em: 06 de junho de 2023.

LABORATÓRIO DE PESQUISA EM OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS (LaPOpE, UFRJ). FUNDAÇÃO MARIA CECÍLIA SOUTO VIDIGAL (FMCSV). Recomposição das aprendizagens e desigualdades educacionais após a pandemia de Covid-19: um estudo em sobral/CE. Relatório de pesquisa, mai. 2023. Disponivel em: < https://issuu.com/fmcsv/docs/recomposicao-aprendizagens-sobral>. Acesso em: 06 de junho de 2023.

UNICEF. Workshop visa contribuir com escolas e redes públicas na construção de boas práticas para a recomposição da aprendizagem. Unicef.org/Brazil/, 2023. Disponivel em: <https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/unicef-e-itau-social-reunem-especialistas-paradiscutirrecomposicao-das-aprendizagens>. Acesso em: 05 de junho de 2023.


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