Dialogando com a professora! Formação e o acesso às tecnologias



Uma das questões importantes para a continuidade da qualidade do processo de ensino aprendizagem é a formação continuada de professores. A formação continuada contribui para que o educador esteja em constante reflexão sobre a própria prática e, consequentemente, isso pode levá-lo a buscar metodologias que melhor atenda às necessidades coletivas e individuais do alunado.

É essencial que em meio aos desafios enfrentados no dia a dia da sala de aula, os professores estejam preparados para exercer a sua prática, mas para isso é importante que as formações estejam condizentes com o contexto o qual os estudantes estejam vivenciando.

Nos últimos anos as tecnologias têm desempenhado um papel cada vez mais importante na educação, principalmente levando em consideração o período pandêmico. O pós-pandemia também gerou muitas expectativas sobre a continuidade do uso desses recursos em sala de aula, já que essas ferramentas possibilitaram diferentes formas de aprendizagens no ensino remoto. No entanto, é importante ressaltar que não basta os professores se prepararem, por meio de formações, para o uso das tecnologias digitais se as escolas não tiverem infraestrutura adequada como internet, aparelhos digitais, plataformas de aprendizagem online que possibilitem formas de interações virtuais. 

A verdade é que muitas escolas, sobretudo as públicas, estão distantes de alcançar essa realidade. Após a pandemia esperava-se que houvesse a efetivação das tecnologias no processo de ensino aprendizagem, porém as escolas continuam sem receber investimento para o desenvolvimento dessa área. O que ainda predomina no que diz respeito as tecnologias nas escolas públicas é o baixo acesso a conectividade e a ausência de aparelhagem tecnológica. O mínimo que ocorre sobre a vivência digital no cotidiano da maioria das escolas é em grande parte provida pelo estudante ao fazer uso da sua própria internet e geralmente por meio de dispositivos móveis, como o celular, quando este o possui.

Dessa forma, é necessário um olhar das autoridades competentes a fim de garantir investimentos na formação tecnológica dos professores bem como oferecer oportunidades iguais de acesso e uso das tecnologias para os estudantes no contexto da educação.

Convido você a refletir sobre esse assunto e escrever um comentário para continuarmos esse diálogo.

Autora: Professora Rosilene Rodrigues. 

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