Primeiras palavras: de onde partimos e onde chegamos


Aos que se aventuram trilhar o caminho da Formação continuada de professores, cabe saber que ele não é reto, que para seguir em frente e alcançar um ponto de chegada, aliás pontos de chegada, pois é um percurso que a todo momento se estende, é necessário fazer as curvas do seu fluxo que não param de despontar e que ao longo do tempo se faz e refaz frente às constantes mudanças no mundo que impõe cada vez mais desafios aos professores na sua função de ensinar, e consequentemente, na sua formação profissional.

Nessa perspectiva, este Blog Comunitário tem a função de ser um caminho, uma via de reflexão, interação e produção sobre a formação continuada de professores. É um lugar de estimulo a discussão sobre os contornos formativos na contemporaneidade e que busca refletir sobre a importância de uma formação que valoriza a identidade docente que se assume como sujeito de sua própria formação, que se fortalece na interações entre pares, pela reflexão coletiva e pessoal, pela interligação entre teoria e prática, pela aprendizagem em contextos formais e informais.

Criar territórios como este, melhora a comunicação e a colaboração entre professores, formadores, instituições educacionais e reforça o debate, o diálogo e a reflexão coletiva sobre o que há para avançar em relação a teoria e prática das formações. 

Assim, este espaço é um ponto de chegada num percurso, mas que também é um ponto de partida que permite buscar caminhos que conduzam a novos destinos na formação continuada docente. Manter esse movimento é necessário sobretudo diante dos cenários cada vez mais complexos e incertos que se apresentam a educação.

 Mas para chegar até aqui, foi preciso partir de um local, dar os primeiros passos de uma caminhada que se iniciou com um pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Educação, da Universidade Estadual do Maranhão, que se propôs a investigar as repercussões da formação continuada de professores da Educação Básica na Rede pública Municipal de São Luís – MA no período do Ensino Remoto Emergencial, ocorrido durante a pandemia, com um grupo de professoras dos anos iniciais. A realização deste trabalho permitiu explorar a contribuição das formações no desenvolvimento do trabalho docente representando assim, uma oportunidade de analisar como a formação continuada é um importante processo de potencialização no desenvolvimento profissional dos professores preparando-os para lidar com as constantes transformações sociais que afetam a educação.

O estudo também permitiu lançar um olhar, na verdade vários olhares sobre quais práticas fortalecem as formações tornando-as com efeito frutífero no trabalho dos professores, assim como também sinalizou quais praticas precisam ser reavaliadas. 

Portanto a criação deste blog, que resultou ser fruto de uma comunidade de prática desenvolvida na pesquisa de mestrado, é um espaço de postagem comunitária gerenciado pelas pesquisadoras e professoras participantes do estudo. Além disso, esta ferramenta está aberta a todos os profissionais da educação que de uma forma ou de outra se sintam atraídos pelo estudo da formação continuada de professores e os atravessamentos que por ela se interpõem .

Sigamos então trilhando por aqui, caminhos de encontros, de colegialidade, de diálogos que nos levem de um lugar para outro com o propósito de progredirmos e acharmos rotas alternativas para tempos cada vez mais desafiadores.

Compartilhe:

Sobre a autora

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

1 Comentários:

  1. Excelente espaço de comunicação e aprendizagem. Parabéns para as autoras!!!!!!

    ResponderExcluir